-
Piedade, artigo raro em Homero
Nos 27.000 versos que compõem a Ilíada e a Odisseia, são raros e esparsos os momentos de piedade e amor ao próximo (falo do amor ao próximo cristão). Talvez bem eu não fale: tal amor ao próximo. se procurado com zelo em Homero, mui provavelmente jamais haverá de ser encontrado. Gregos e troianos, mais que…
-
Os dias
Na hipótese de poder voltar a alguns dias de minha vida, que dias eu escolheria? Retornar não como agente, apenas como espectador insondável. Eu só poderia realmente reviver aquelas vidas se nenhuma das memórias acumuladas desde então estivessem acessíveis – ou, então, por que retornar? E de que ponto partiriam minhas escolhas? Certamente dos anos…
-
Homéricas
Tanto na Ilíada quanto na Odisseia, percebe-se que um homem – falemos dos homens, visto que às mulheres pouco status era dado fora da beleza, ao menos entre as mortais – recebe valor por três atributos: sabedoria (no falar), habilidade (como anfitrião, artesão, no manejo de armas ou de uma lira) e força (para as…
-
Tudo em Homero é real e verdadeiro
Historiadores, talvez mais que helenistas, dedicam-se à questão da existência ou não de uma Troia, de seu cerco pelos gregos, sua capitulação e queda (ou queda e capitulação). Ruínas encontradas na península da Anatólia, na Turquia (no que hoje é a Turquia), tentam corroborar a tese de que sim, existiu algo como Troia. Discute-se ainda…
-
Saramago, meio burrinho
Meu problema com Saramago é que acho ele meio… burrinho. É, burrinho mesmo. Pode ser que ele tenha grandes livros, e eu esteja deixando de me maravilhar com sua sintaxe, pontuação (ou a falta dela), a estrutura de seu texto. Pode ser que, bem velhinho, eu abra um livro seu e perceba que morrerei sem…